algumas reflexões no
Blog
Por que me sinto triste no meu aniversário?
Datas comemorativas como os aniversários são carregadas de fortes afetos e uma mistura de emoções, que podem ser tanto positivas quanto negativas.
O que pode ser extremamente angustiante para um, pode ser totalmente estimulante para outro.
Alguns dos motivos de emoções negativas nessa data:
O aniversário geralmente é uma época para reflexão e avaliação de nossas vidas, o que pode levar a sentimentos de tristeza ou frustração se as coisas não estiverem como gostaríamos.
Gera sentimentos de saudade de pessoas que não estão mais presentes em nossas vidas.
Sentimento de solidão quando estamos longe de amigos e familiares.
Experiências ruins em aniversários passados
O contraste com a celebração e alegria de outras pessoas acaba acentuando o mal-estar.
Expectativas intermináveis. Além de esperarmos mais do aniversário, acabamos esperando mais das pessoas ao nosso redor, que lembrem do dia, mandem mensagens, façam surpresas, enfim nos façam sentir especial. E essas expectativas vão se acumulando com a ideia pré-concebida de que temos que ter um aniversário perfeito.
Mas é importante frisar que se os sentimentos de tristeza forem persistentes você deve procurar ajuda de um profissional de saúde mental.
A realidade da finitude deveria fazer com que nós pensássemos em viver uma vida autêntica. Uma vida de acordo com o que queremos fazer e viver de verdade, e não uma vida construída a partir do que outras pessoas querem ou acham melhor para nós.
“Mas fulano passou pela mesma coisa e está bem”.
Frequentemente ouvimos: “Mas fulano passou pela mesma coisa e está bem”.
Acontece que fulano não possui a mesma constituição psíquica que você, ou seja, não sente da mesma forma que você.
Duas pessoas podem passar pela mesma situação e agirem de formas completamente distintas.
A reação de cada ser humano é única e depende de muitos fatores, por exemplo: como foi sua infância, como foi sua entrada na adolescência, como era e é o convívio com os pais e pessoas próximas, como foi acolhido afetivamente, fragilidade emocional, questões biológicas, ou seja, inúmeros elementos precisam ser levados em conta..
Até mesmo irmãos gêmeos possuem constituições psíquicas diferentes, pois, cada um deles recebe (sente) de uma maneira os estímulos externos, as ações direcionadas a eles durante seu desenvolvimento.
Não tente se enquadrar em um lugar que não lhe pertence, isso vai lhe causar sofrimento.
E também existe o outro lado: “Será que fulano está realmente bem?”
Quantas vezes você já ouviu isso?
Essa frase é um desfavor para a sua saúde mental. E normalmente ela é dita quando uma pessoa quer invalidar o sentimento de outra. “Não é para tanto”, “Vai passar, já passou”, “Esquece isso”, “passado é passado” entre tantas outras.
Como vimos no post anterior: cada pessoa é única e vai reagir de uma maneira diferente mesmo que a situação seja a mesma.
Mas….
Será que fulano está realmente bem depois de ter passado “pela mesma coisa”?
Cada pessoa lida com os sentimentos de uma forma diferente, e muitas delas escondem os mesmos, fingem que está tudo bem, e querem acreditar nisso. Porém, a verdade é que não está tudo bem, não está nada bem!
A velha história da grama do vizinho ser mais verde. Pode até ser mais verde, mas por qual motivo? É artificial, ou o vizinho investiu tempo e cuidado nela?
Trazendo para a analogia do “Mas fulano passou pela mesma coisa e está bem:
Ele está realmente bem ou está fingindo estar?
Ou ainda: será que ele não investiu tempo e cuidado em sua saúde mental para agora estar bem?
É necessário pararmos de nos comparar, pararmos de sofrer por não atingir o que pensamos que esperam de nós.
Ao invés de investir tempo e energia tentando ser quem você não é, por que não investe esse tempo e energia para se conhecer e aceitar quem você é?
Não aceite que anulem seus sentimentos e diminuam seu sofrimento, busque ajuda, busque um acompanhamento psicológico.
E eu posso te ajudar nessa caminhada!
Sobre o Girassol

O Girassol acompanha minha marca pessoal como psicóloga, pois acredito que assim como ele segue o sol para crescer e florescer, as pessoas também devem buscar o crescimento e o seu desenvolvimento pessoal.
O Girassol demonstra resiliência quando busca a luz do sol, nós também precisamos de resiliência, ou seja, da capacidade de lidar com adversidades, superar desafios e se adaptar a situações difíceis.
